ADVOGADO TRABALHISTA
FALE COM ESPECIALISTA

Direito Trabalhista

Ações Trabalhistas
Defesas Trabalhistas
Horas Extras
Gratificação
Desvio de Função
Adicional de Periculosidade
Insalubridade
Justa Causa
Rescisão Indireta
Acidente de Trabalho
Doença de Trabalho
Estabilidade de Gestante

PERGUNTAS FREQUENTES

De acordo com o Consolidação das Leis do Trabalho, o prazo para pagamento das verbas rescisórias é de 10 (dez) dias, contados a partir do término do contrato. Se o empregador efetuar o pagamento com atraso, o trabalhador terá o direito de receber o valor equivalente ao seu salário.

O prazo que o empregador possui para efetuar a assinatura na carteira de trabalho é de 48 horas a partir da entrega do documento — esse período é improrrogável e contempla, inclusive, a devolução da CTPS ao empregado.

O empregado demitido por justa causa não possui o direito de receber boa parte das verbas rescisórias. Ele não tem o direito ao aviso-prévio, férias proporcionais, 13.º salário proporcional, à indenização corresponde a 40% do FGTS, a sacar o FGTS e a receber o seguro-desemprego. Somente recebe o saldo do seu salário no mês da rescisão e férias vencidas, acrescidos de 1/3 do valor.

O empregado tem o direito ao saldo de salário, aviso-prévio, férias vencidas, férias proporcionais, 13.º salário proporcional, à indenização corresponde a 40% do FGTS, a sacar o FGTS e a receber o seguro-desemprego

Desídia no desempenho das respectivas funções; embriaguez habitual ou em serviço; ato de indisciplina ou de insubordinação; abandono de emprego e outros.

Exigência do empregador na prestação de serviços superiores às forças do colaborador, contrário aos bons costumes e ao que foi acordado no contrato de trabalho; tratamento excessivamente rigoroso vindo do empregador; quando a vida do colaborador está em risco; descumprimento das cláusulas contratuais pela empresa; ofensas físicas vinda de superiores; ato contra a honra do funcionário e da sua família; redução da carga horária visando a diminuição do salário do colaborador.